sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festas juninas: viva a cultura popular

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências
As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. São de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras nessa língua.
Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região. Cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.
casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.
fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.
Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho...etc.
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As festas juninas são uma das manifestações Culturais mais expressivas e que principalmente as crianças adoram!

 Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas acontecem em todo o mês, porém devemos tomar cuidados com  algumas praticas, entre elas a  de soltar balões.



     Balãozinho
 Folclore brasileiro 

Venha cá, meu balãozinho. 
Diga aonde você vai. 
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais. 

Ah, ah,ah,  mas que bobagem. 
Nunca vi balão ter pai. 
Fique quieto neste canto, e daí você não sai 

Toda mata pega fogo. 
Passarinhos vão morrer. 
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer? 

Já estou arrependido. 
Quanto mal faz um balão. 
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão. 

Balãozinho é um poema de autor desconhecido, mas que caiu no gosto popular e, de tanto ser repetido de uma geração a outra, tornou-se parte do folclore brasileiro. Além de animar os arraiais do Brasil a fora, estes versos alertam para o perigo de soltar balões, uma prática proibida.

(Poesia e companhia) Contra capa da Revista Ciências hoje das crianças-junho2013

------------------------------------------------------------------------------------------       

Dicas de leitura sobre essa temática
Exposição de livros festas junina
Títulos disponíveis no acervo da Bibllioteca
Festas juninas – Festas de São João: origens, tradições e história
Lúcia Helena Vitalli Rangel
Este livro, fruto de ampla pesquisa sobre o tema, fala não só das raízes das comemorações, mas também recupera suas tradições,que lhe conferem um encanto especial. As músicas e danças, as simpatias das moças casadoras, as várias modalidades de jogos e as receitas mais populares podem agora ser apreciadas e reproduzidas por todos aqueles que tomam parte nas festas.

Festas e tradições populares do Brasil
Mello Moraes Filho
As festas e tradições populares são descritas em um rico pano de fundo histórico; um painel sobre a vida quotidiana, a atmosfera social, o trabalho, com informações sobre a arquitetura do Brasil do século XIX.

Festas populares brasileiras
Claudia Marcia Ferreira e Carlos Rodrigues Brandão


O livro fala sobre a importância das festas para nossa sociedade, como um contraponto à nossa rotina. “Aqui e ali, eis que a cultura de que somos parte, dentro da família, da igreja, da associação profissional, a todo o momento interrompe a seqüência dos dias da vida cotidiana e demarca ritualmente mom

Datas comemorativas - Saiba Mais Turma da Monica
Mauricio de Sousa
significados das datas comerativas e também muitas curiosidades, apresentadas de um jeito muito alegre e divertido.

Dicionário do folclore brasileiro
Luís da Câmara Cascudo
Livro publicado originalmente em 1954, com sucessivas edições, desde então. O dicionário contém, além dos verbetes em si, umas poucas imagens dispostas ao longo da obra, todas em preto e branco.

Bandeira de São Jõao
Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima
Conta a história do desapareimento do sol, que se escondeu deixando a Terra escura e triste. O Noivo e a Noiva iam se casar a luz de uma fogueira, mas se perdem...



Conheça outros títulos pelo Catálogo Online.
Não é matriculado no Sistema Municipal de Bibliotecas? Veja o regulamento e cadastre-se em uma das unidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário