quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de outubro dia do Saci


                                                                                                                                                                                                                                  Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência do cultura norte-americana em nosso país.

Quem é o saci?                                                                                              O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi  Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal   O Estado de São Paulo. Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917.                                                        
O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra O Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor. Mais tarde, em 1921, o autor voltaria a recorrer ao personagem, no livro:O Saci, seu segundo trabalho dedicado à literatura infantil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário